Os tempos mudaram e seguem mudando rapidamente na tecnologia – agora, nosso telefone celular tem uma grande capacidade de processamento em comparação com a máquina que antes era necessária para o processamento das mesmas funções.
Com a ajuda de ferramentas de inteligência artificial (IA), nossos telefones são capazes de traduzir instantaneamente idiomas em uma chamada ao vivo, entre muitos outros recursos.
O que podemos esperar do mundo da tecnologia em 2025?
Aqui estão sete desenvolvimentos para os quais devemos ficar atentos:
1° Agentes de IA ganham vida própria
Sem surpresa, é provável que vejamos mais desenvolvimentos importantes em IA. Esses são programas inteligentes que recebem objetivos dos seres humanos e elaboram as melhores maneiras de atingir esses objetivos.
Os agentes podem escrever códigos de computador, o que pode ter um grande impacto na maneira como as empresas de tecnologia trabalham e permitir que pessoas sem habilidades avançadas de codificação desenvolvam programas, aplicativos ou jogos.
Também é possível vermos fábricas de automóveis sem pessoas, funcionando com robôs operados por agentes de IA. Em teoria, pedidos de hipoteca poderiam ser avaliados e aprovados pela tecnologia de agentes. Aplicativos individuais em um smartphone poderiam ser substituídos por uma interface de agente que realiza várias tarefas para o usuário.
A combinação da tecnologia de agentes com a robótica pode ser revolucionária. Estamos chegando a um ponto em que os robôs não apenas emulam as tarefas dos humanos, mas raciocinam e respondem diretamente a nós.
Um candidato para hospedar a tecnologia de agente de IA é o Optimus, um robô humanoide construído pela Tesla. Elon Musk disse que a fabricante de carros elétricos começará a usar o Optimus para tarefas dentro da empresa a partir de 2025.
Ele acrescentou que o autômato poderia estar pronto para ser vendido a outras empresas até 2026.
Os agentes são feitos sob medida para tarefas do setor, como o gerenciamento de projetos. A empresa de consultoria Gartner sugere que, até 2030, cerca de 80% das tarefas de gerenciamento de projetos serão executadas por IA.
2° Personalização, com a ajuda da IA
Na educação, o foco tem sido tradicionalmente em programas lineares de estudo, com pontos de entrada e saída predeterminados com duração de vários anos. Imagine um curso que seja exclusivamente personalizado para cada aluno com base em sua experiência, habilidades e aptidões.
Programas de graduação personalizados e centrados no aluno já estão sendo explorados (Bespoke degree programmes);
(https://hbr.org/2019/10/how-ai-and-data-could-personalize-higher-education).
Eles não são apenas personalizados com relação ao conteúdo e ao currículo, mas também ao reconhecer as necessidades especiais do aluno ou, de fato, como o aluno pode se sentir em um determinado momento.
Isso pode incluir IA que ajusta a atividade de aprendizado e estudo com base na quantidade de sono que você teve na noite passada, que está vinculada aos dados do smartwatch.
A educação não é a única área em que a IA poderia ajudar na personalização. A consultoria de gestão Accenture sugere que as empresas privadas poderão treinar seus próprios modelos de linguagem grandes e personalizados, a tecnologia por trás dos chatbots de IA, como o ChatGPT.
Esses modelos poderiam ser treinados com dados específicos de determinadas áreas de negócios, tornando-os mais eficazes para essas empresas.
3° Rumo a computadores quânticos práticos
Desenvolvimentos na computação quântica poderiam levar a máquinas capazes de resolver tarefas complexas que estão além da capacidade dos computadores utilizados hoje pelo grande público.
4° Combinando os mundos físico e virtual
A realidade aumentada, a realidade virtual e a realidade mista podem ser usadas mais amplamente.
A realidade virtual imerge os usuários em um mundo gerado por computador. A realidade aumentada sobrepõe elementos gerados por computador ao mundo real, enquanto o último permanece visível.
A realidade mista refere-se a um conjunto de tecnologias imersivas, incluindo a realidade aumentada, que oferece diferentes “combinações” de mundos físicos e virtuais.
Já existem vários displays, conhecidos como óculos de Realidade Virtual e de Realidade Aumentada que podem suportar essas tecnologias.
Entre eles estão o Vision Pro da Apple e o headset Quest da Meta.
5° Benefícios do blockchain
O blockchain aumenta a transparência e a rastreabilidade, permitindo o rastreamento de produtos desde a origem até o consumidor, além de oferecer maior segurança e maior eficiência com processos automatizados.
Os dados dos pacientes no setor de saúde podem se tornar mais seguros com a tecnologia blockchain. A troca de dados poderia se tornar perfeita e os suprimentos médicos poderiam ser rastreados.
As transações financeiras poderiam se tornar mais robustas, rápidas e baratas e haveria um maior grau de inclusão financeira.
6° O início das comunicações 6G
Teremos uma conectividade mais rápida com a introdução das redes de comunicação sem fio 6G. O processo de padronização da tecnologia 6G começará em 2025. Padrões globais claros de 6G e compatibilidade entre redes são vitais para o sucesso da tecnologia.
7° Tecnologia de direção autônoma mais avançada
Os carros autônomos são classificados em seis níveis, de acordo com sua autonomia – de 0 (totalmente manual) a 5 (totalmente autônomo).
Os atuais táxis autônomos implantados em cidades dos EUA, como São Francisco, estão no nível 4 (alta automação de direção).
Eles podem realizar a maioria das tarefas de direção sem intervenção humana, mas com algumas restrições.
Em 2025, é provável que vejamos um progresso em direção ao nível 5.
Esse nível é classificado como autonomia total e descreve veículos que operam sem nenhuma intervenção humana.