Construção de Túnel

Túnel no Portão do Inferno é aprovado e será a solução definitiva na estrada para Chapada dos Guimarães

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A construção de um túnel no Portão do Inferno, trecho da MT-251 que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães, foi confirmada como a solução definitiva para encerrar os riscos de desmoronamentos na região. O anúncio foi feito nesta terça-feira (23) pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Sergio Ricardo, que classificou a obra como “perfeita”.

A decisão representa uma mudança significativa no projeto inicial, que previa o retaludamento dos paredões rochosos – método que envolvia a derrubada parcial das encostas para ampliar a pista. A proposta foi alvo de críticas e protestos de ambientalistas, moradores e entidades ligadas ao turismo e à preservação ambiental.

“Já está decidido, será um túnel. Não há mais discussão, não há dúvida. É a obra ideal, não vai precisar derrubar o barranco que tanta gente defende. O túnel será construído a cerca de 100 metros do pontilhão”, afirmou Sergio Ricardo.

Menor impacto e preservação ambiental

De acordo com os técnicos responsáveis pelo projeto, a construção do túnel foi apontada como a alternativa com menor impacto social, paisagístico e ambiental, além de garantir maior segurança viária e preservar os paredões rochosos que compõem a paisagem do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.

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Outro ponto destacado é que a obra permitirá a manutenção do tráfego durante a execução, evitando o isolamento temporário da região — medida que seria necessária com a execução do projeto anterior.

Histórico de riscos e interdições

O Portão do Inferno vem sendo monitorado desde dezembro de 2023, quando duas quedas de rochas em menos de 24 horas obrigaram o governo estadual a decretar situação de emergência no trecho. Desde então, equipes técnicas atuam com intervenções emergenciais, como remoção controlada de blocos rochosos e instalação de estruturas de contenção.

Em dias de chuvas intensas, o trecho precisa ser interditado preventivamente, o que reforçou a necessidade de uma solução definitiva para a rodovia — uma das principais ligações turísticas e econômicas da região metropolitana de Cuiabá ao planalto de Chapada dos Guimarães.

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