Cessar Fogo

Israel anuncia acordo de cessar-fogo com Hezbollah

publicidade

O premiê de Israel, Benjamim Netanyahu, disse que aceitou uma proposta de cessar-fogo com o Hezbollah, grupo armado baseado no Líbano, com quem Israel trava um confronto mais amplo desde outubro.

Netanyahu disse que seu gabinete de segurança concordou com o acordo, feito com apoio dos Estados Unidos e da França. O presidente Joe Biden fará um discurso sobre o tema às 16h30 (hora de Brasília).

O premiê não detalhou os termos do cessar-fogo. Segundo a imprensa israelense e a CNN americana, o acordo deve durar ao menos 60 dias.

No discurso, ele buscou ressaltar que Israel voltará a atacar se houver alguma violação por parte do Hezbollah. “A duração do cessar-fogo dependerá do que acontecer no Líbano e manteremos total liberdade de movimento”, disse Netanyahu.

Ele enfatizou ainda que Israel teve vitórias importantes contra o grupo libanês e que a pausa no conflito permitirá ao país dar mais atenção ao conflito com o Irã, além de permitir a Israel recarregar seus estoques de armas.

Israel invadiu o Líbano no fim de setembro, com a missão de retirar o poder de força do Hezbollah, que vinha atacando o norte do país com mísseis desde outubro de 2023.

Leia Também:  'Hamas não representa o povo', diz presidente da Autoridade Palestina

Segundo o governo libanês, mais de 3.000 pessoas morreram no Líbano desde o início do conflito, e mais de 1,2 milhão de pessoas tiveram de deixar suas casas depois da invasão israelense em outubro. Do lado israelense, 60 mil foram desalojados.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade